Sistemas Especialistas Dedicados
Desde meados da década de 1990, a Thermoflow descreveu essa família de produtos como “Aplicação Específicas”. Nós agora os chamamos de “Sistemas Especialistas Dedicados”: “Dedicados” porque cada programa é exclusivamente focado em uma categoria de planta específica. “Expert Systems” descreve apropriadamente a enorme base de conhecimento que foi construída em cada programa desde meados da década de 1990, e a incorporação de muitos procedimentos e aplicações para facilitar o projeto, otimização e simulação de características especializadas da planta, como dessalinização, gaseificação, e captura de carbono; além de aspectos operacionais complexos, como ciclos diários de armazenamento de água gelada e ciclos operacionais anuais.
Esta família inclui sete programas especializados:
GT PRO®, GT MASTER® e PDE™ são dedicados a usinas de energia e cogeração baseadas em turbinas a gás. O GT PRO® é um programa de criação de projeto, que gera o balanço térmico de ciclo, bem como o projeto físico dos principais equipamentos e do BOP®. O GT MASTER® é um programa de simulação que prevê o desempenho da planta em função de seu equipamento físico, pontos de ajuste de controle, cargas e condições ambientais. O PDE™ é um programa especializado compacto, com uma interface simplificada e lógica integrada para selecionar e criar o esquema geral para plantas de energia e cogeração com turbinas a gás com base nas demandas de eletricidade e calor do usuário, alguns parâmetros do local e restrições.
STEAM PRO® e STEAM MASTER® são dedicados a usinas convencionais de energia e cogeração a vapor. O STEAM PRO® é um programa de criação de projeto, que gera o balanço térmico de ciclo, bem como o projeto físico dos principais equipamentos e do BOP®. O STEAM MASTER® é um programa de simulação que prevê o desempenho da planta como uma função de seu equipamento físico, pontos de ajuste de controle, cargas e condições ambientais.
O RE-MASTER™ dedica-se a repotenciar usinas convencionais a vapor existentes, incorporando turbinas a gás. Ele cria o projeto para o novo equipamento necessário para converter uma usina de energia a vapor convencional existente em ciclo combinado e, em seguida, continua a simular o desempenho da usina repotenciada em situações fora condições do projeto.
O NOVO PRO™ dedica-se a modelar e otimizar sistemas de energia renovável. Ele permite que o usuário defina várias combinações de fontes de energia renováveis, sistemas de armazenamento e energia térmica de backup; em seguida, estima seu custo de capital, simula seu ciclo operacional anual e a economia geral.
Os quatro principais programas especialistas da Thermoflow, GT PRO®, GT MASTER®, STEAM PRO® e STEAM MASTER®, oferecem uma incrível riqueza de detalhes, mas são enganosamente simples de usar. Todos os dados de entrada possuem padrões razoáveis ou podem ser gerados automaticamente pela poderosa lógica interna para atender às principais seleções do usuário. Entradas não críticas são colocadas em guias secundárias, prontamente acessíveis para aqueles que as desejam, mas desnecessárias e despercebidas pelo usuário casual. Engenheiros experientes que optam por se aprofundar em detalhes nunca deixam de se surpreender com sua profundidade. Muitos novos usuários, sem treinamento ou mesmo lendo manuais de instruções, podem produzir projetos de plantas profissionais poucas horas depois de instalar um programa. Usuários experientes normalmente projetam uma nova fábrica em questão de minutos. Essa combinação aparentemente contraditória de incrível poder e detalhes com facilidade de uso rápida e amigável é o resultado de um projeto de software criterioso e da vasta base de conhecimento embutida – o resultado de 200.000 horas de talentos avançados, investidos em mais de trinta anos de desenvolvimento diligente.
O módulo PEACE® – Detalhes preliminares de engenharia, estimativas de custo e análise economica global convenientemente gerados para cada projeto
Os usuários dos quatro principais programas especializados da Thermoflow (GT PRO®, GT MASTER®, STEAM PRO® e STEAM MASTER®) que licenciaram o módulo PEACE® (Engenharia de Planta e Construção) conseguem obter instantaneamente uma lista de equipamento, BOP®, e projetos preliminares gerais da planta, bem como estimativas de custos e mão-de-obra para cada planta que eles criam. A abertura detalhada da estimativa de custos criada pelo PEACE® pode ser exportada para o Excel para servir como ponto de partida para uma estimativa final. O módulo PEACE® cria e formata a pasta de trabalho do Excel de destino, colocando cada categoria de custo em sua própria planilha e divide vários custos estimados em uma quantidade e um custo por unidade dessa quantidade. As fórmulas calculando as centenas de itens de custo também são instaladas automaticamente na pasta de trabalho do Excel. Isso facilita a edição de custos ou quantidades e a construção de uma estimativa de custo final à medida que o usuário recebe cotações finais dos fornecedores e detalhes de projeto dos engenheiros.
O módulo PEACE® também é usado automaticamente, sem necessidade de licença adicional, tanto no PDE™ quanto NO NOVO PRO™; fornecendo estimativas preliminares de custos e avaliação econômica para os usuários desses programas.
As estimativas de custo geradas pelo PEACE® são ““bottom-up”, adicionando os custos de centenas de componentes. O custo e as horas de trabalho de campo de cada componente são derivados de modelos racionais que levam em consideração os recursos, materiais, classificação, tamanho e peso do componente; tudo isso pode ser criado automaticamente pelo software especialista. Esses modelos foram amplamente calibrados pelos dados reais do equipamento. Esta abordagem de estimativa de custos contrasta com os procedimentos de estimativa de custos “top-down”, que começam com o custo do sistema e o desmembram de acordo com as regras práticas. Enquanto os dois métodos podem produzir o mesmo resultado final para plantas padrão, o método “top-down”, por sua natureza, não pode ser sensível a alterações de projeto detalhadas, portanto não pode ser usado para otimizar as compensações entre custo e desempenho. O método “bottom-up” usado no PEACE® pode explicar as alterações nos detalhes do projeto, mesmo dos componentes secundários, como os tubos. Ao encontrar o impacto de custo e desempenho de cada alteração de projeto e, portanto, seu impacto em parâmetros econômicos, como ROI® ou VPL®, o usuário pode otimizar rapidamente os principais componentes de equipamentos e BOP®.