A Power Systems está capacitada para a elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica de plantas de geração térmica, sejam elas utilizando ciclos convencionais, turbinas a vapor, motores de combustão interna, solar fotovoltaicas, solar de concentração e eólicas.
Os estudos são desenvolvidos prioritariamente utilizando os softwares da Thermoflow para gerar os balanços térmicos, fluxogramas, especificação preliminar dos principais equipamentos, lista de motores, pré-dimensionamento das tubulações, desenhos esquemáticos, lista de equipamentos, estimativa de custos de implantação, estimativa de fluxo de caixa e taxas de retorno do capital.
Se a sua empresa necessita de garantia de suprimento de energia elétrica para evitar ou reduzir os problemas causados pelo alto índice de interrupções ocorridas em sua rede de suprimento ou reduzir o custo de seu suprimento de energia elétrica e térmica, a solução pode ser a implantação de uma unidade de cogeração.
A Power Systems desenvolve estudos para determinar as configurações técnicas mais adequadas para compatibilizar suas necessidades de energia elétrica e térmica e avaliar a viabilidade econômica das soluções disponíveis no mercado, fornecendo amplo material para auxiliar sua empresa na tomada de decisão sobre o investimento.
O objetivo fundamental do consumidor industrial é ter assegurado o fornecimento de energia no longo prazo, com qualidade e a preços competitivos. De acordo com a legislação atual, os consumidores de energia elétrica dividem-se em quatro grupos: (a) consumidores cativos, cujo atendimento é feito pela distribuidora local com tarifas e condições de fornecimento reguladas pela ANEEL, principalmente pela Resolução Normativa nº 414, de 9 de setembro de 2010, que estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica; (b) os consumidores livres; (c) os consumidores especiais; e (d) os consumidores potencialmente livres.
O estudo de viabilidade avalia a viabilidade de migração para o ambiente de livre contratação, e envolve – entre outras - a análise dos atuais contratos de suprimento de energia elétrica como consumidor cativo; levantamento do perfil de consumo da empresa; previsão da evolução da demanda e consumo; comparativo de previsão de custos nas modalidades de suprimento – Cativo X Mercado Livre; assessoramento na preparação da estratégia a ser adotada pela empresa.
Numa etapa seguinte, se o cliente desejar, será prestado todo o assessoramento técnico e jurídico para o desenvolvimento das atividades de negociação, caso a empresa decida pela migração para o ambiente de livre contratação de energia elétrica.